https://en.wikipedia.org/wiki/Cassandra

Cassandra e atrás Tróia ardendo em chamas

Cassandra na mitologia grega era filha do Rei Príamo, Rei de Troia, durante os eventos relatados na A Ilíada.

Apolo, o Deus Grego, maravilhado pela sua beleza, lhe deu o dom da profecia.

No entanto, como Cassandra não correspondeu as seduções de Apolo este a castigou com a maldição de que ninguém iria acreditar nas predições dela.

Sem nenhuma pretensão de me comparar a ela, ou a ninguém (gosto muito da minha própria vida e a viveria novamente) muitas vezes me sinto como Cassandra. A explosão de casos da variante Ômicron e da Influenza H3N2 são um exemplo disto.

Quando me descobri infectado por esta cepa (lembrem-se eu fui o primeiro caso comprovado de transmissão comunitária da Ômicron), me expus publicamente e mandei mensagens para que as as pessoas que, de alguma forma, buscam minha orientação soubessem como se portar.

O que estou percebendo é o oposto, é como se fosse uma nova versão do Baile da Ilha Fiscal. As pessoas participando de festas e aglomerações, obviamente sem mascara (ou outras atitudes de prevenção).

A equipe que coordeno esta cuidando no momento de cerca de 25 casos de Covid (possivelmente todos de Ômicron) e um numero equivalente de Influenza A (H3N2).

O “sistema” esta entrando em colapso, por exemplo:

  1. Não se encontra mais Tamiflu
  2. Os Kits de realizar exames, para saber se é Covid ou Influenza, estão acabando e os exames estão demorando mais de 48 hs para ficar prontos
  3. No Einstein a espera para atendimento de “Síndrome Respiratória” um destes dias estava superior a 4 hs

Ainda a outros problemas:

  1. Os profissionais de saúde estão exauridos e muitos como eu desapontados pela falta de solidariedade
    1. Vcs não conseguem imaginar a quantidade de mensagens que são mandada por hora para fazer “só uma perguntinha”
    2. Pessoas dizendo que entenderam bem o que eu havia escrito anteriormente mas que iriam para suas viagens e programas e se tiverem a infelicidade de ter alguma coisa me contatariam
  2. Muitos como eu, estão saindo de São Paulo em busca de alguma tranquilidade e tentar resgatar um pouco das energias desta pandemia. Minha equipe esta completando 800 casos de Covid atendidos (é MUITO, para um consultório médico de porte pequeno)
  3. Neste momento tentamos ajudar a 5 casos de pessoas no exterior com Covid
  4. Se considera que uma pessoa deixe de ser contagiante após 10 a 14 dias do inicio do COVID, mas o PCR-RT (ou teste de antígeno) pode levar varias semanas para negativar (e ter este teste negativo é uma exigência para muitos voos, portanto quem positivar para COVID pode vir a ter problemas demorados)
  5. Neste momento estamos cuidando de 3 casos de “Co-infecção”, isto é COVID + Influenza (eu tinha aprendido que só se pegava uma infecção viral por vez

De qualquer modo desejo a todos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo e peço que entendam este desabafo da forma correta

4 Replies to “A Maldição de Cassandra”

  1. Jairo dearest, você tem minha mais total e irrestrita solidariedade. É muito chocante. Parecem uma multidão de Neros tocando harpa enquanto Roma arde.
    Muito revoltante. Vá descanar em Atibaia, olhar o céu, respirar ar puro. Se fizer um friozinho espero que tenha chance de usar a lembrancinha que te mandei.
    All the best para você, Mais Mais e toda a família. Bjs

    1. Cecilia querida,

      Estou aqui em Atibaia, bem agasalhado graças a minha Yiddish friend

      Obrigado por entender meu desabafo

  2. Querido amigo e irmão, é triste, mas é assim mesmo no mundo todo. O pior é que existe vacina e uma quantidade absurda de ignorantes não se vacinam e ainda fazem campanha contra a vacinação.
    Descanse, aproveite e leia um bom livro. Ou muitos, melhor ainda.
    Grande abraço
    Walter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *