Caros,
Leiam este artigo do Eric Topol no “The New Yorker” sobre a necessidade dos médicos se organizarem.
https://en.wikipedia.org/wiki/Eric_Topol
Dr. Topol é uma das “Vacas Sagradas da Medicina”. Foi ele que detectou os malefícios do Vioxx (tipo de classe de anti-inflamatórios). Dirigiu por longo tempo a Cardiologia da Cleveland Clinic (a Nº 1 do mundo) e saiu de lá por achar que haviam conflitos de interesse da mesma (não é frequente isto acontecer).
Defende arduamente novas tecnologias (como Smartphones) para que pacientes tomem controle de sua saúde.
Meu pai (na próxima semana se completarão 40 anos de seu falecimento) foi assistente do Prof. Darcy Villela Itiberê (avô do Jair Ribeiro), que Presidiu a Associação Paulista de Medicina na década de 1950. Em certa feita houve uma greve de médicos (me parece que foi a primeira vez que isto ocorreu), sendo que o Professor Itiberê era contra a greve, mas uma vez aprovada a mesma em assembleia, ele a liderou, pois era a vontade dos profissionais. Isto é liderança.
https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Revista&id=276
Na ultima FLIP Luci e eu ouvimos a apresentação de uma escritora e artista (esta com uma exibição na Pinacoteca de SP) de Angola, chamada Grada Kilomba que colocou bem claro que nos tempos atuais, não basta alguém se declarar como não sendo racista, tem que ser “anti-racista”, isto é, quando vemos alguma coisa errada temos de nos manifestar.
https://pinacoteca.org.br/es/programacao/6652/
Henry David Throreau foi um escritor e ativista americano, escreveu um manifesto conhecido como “On the Duty of Civil Desobedience”, onde no século XIX ele defendia o não pagamento de impostos, pois os mesmos seriam usado para financiar uma guerra (a qual ele era contra).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_David_Thoreau
Boa leitura
Jairo
https://www.newyorker.com/culture/annals-of-inquiry/why-doctors-should-organize